Tachycineta sp.

Tachycineta é um gênero de aves insetívoras de médio porte entre as andorinhas e com uma excelente capacidade de voo. Conta com nove espécies, sendo que três delas apresentam ocorrência no Brasil.

Tachycineta albiventer - andorinha-do-rio


  Registros de andorinha-do-rio no WikiAves

A andorinha-do-rio mede cerca de 19 centímetros e pesa entre 48 e 64 gramas.
Segundo (Turner e Rose, 1989), a andorinha-do-rio é uma andorinha de médio porte, que é facilmente identificada pela mancha branca na asa, encontrada nas penas de voo interiores e maiores de asa. Machos e fêmeas são semelhantes, embora as fêmeas tenham menos branco na asa. Esta mancha pode ser vista tanto quando a ave está em voo quanto em repouso. As penas de voo exteriores são mais pretas, embora em algumas condições de iluminação, as cores azul e verde podem ser visualizadas. A testa é verde azulada brilhante. O manto e escapulários, muitas vezes parecem mais azul durante a época de reprodução. A cabeça frequentemente parecem mais azul do que o manto. Os loros são pretos, e as auriculares apresentam uma coloração preto azulada. A parte inferior das aves adultas é quase toda branca, assim como o uropígio e os abrigos da superiores da cauda. Flancos parecem mais cinza. Há apenas uma pequena bifurcação na cauda que é quase toda preta. Bico e pernas são pretos.
O Imaturo da espécie não apresentam coloração tão vibrante e têm menos branco nas asas. De cima, pássaros imaturos são na maior parte cinza-amarronzado, exceto para o uropígio que é branco. A parte inferior das aves jovens também é branca, mas o peito é um pouco mais amarelado do que o peito alvo do adulto.

Tachycineta leucopyga - andorinha-chilena


  Registros de andorinha-chilena no WikiAves

A andorinha-chilena é uma ave pequena que pesa cerca de 17 g e mede cerca de 12 cm. Segundo Turner e Rose (1989) e Fjeldsa e Krabbe (1990), os adulto apresentam as partes superiores de coloração azul metálico profundo, com a rabadilha na cor branca; algumas penas na rabadilha podem ter uma pequena mancha escura ao longo do eixo. A parte inferior da cauda é negra. O loro é negro, embora, por vezes, existam algumas penas brancas sobre o bico; a região auricular é preta com um brilho azul. As penas do peito inferior, especialmente aquelas no flanco, têm bases escuras, que as vezes produzem uma marca escura estreita nos lados do peito. As rêmiges primárias são preto-acastanhadas, as rêmiges secundárias interiores apresentam as bordas das pontas com uma estreita faixa brancas. a parte inferior da asa é acinzentada. Cauda ligeiramente bifurcada. A íris é marrom escura e o bico, tarsos e pés são pretos. O indivíduo juvenil é similar ao adulto, mas com a coloração mais apagada e mais marrom na cabeça e parte superior dorsal, com apenas parte das costas e das asas com coloração brilhante. Parte superior da cauda de cor escura com branco em vez de ser completamente preto. Geralmente tem uma linha estreita de penas brancas acima dos loros.

Tachycineta leucorrhoa - andorinha-de-sobre-branco


  Registros de andorinha-de-sobre-branco no WikiAves

A andorinha-de-sobre-branco mede entre 13,5 centímetros e pesa entre 30 e 40 gramas. Espécie austral. Seu loro é branco (parte da cabeça entre a base do bico e os olhos), e o lado superior tem um nítido brilho azul esverdeado.

Referências